Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – publicou os editais normativos para a edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare).
A seleção oferece mais de 3,2 mil vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições distribuídas em todo o país. No Hospital Universitário da UFJF, são oferecidas 79 vagas em programas de residência médica.
Acesse o edital da residência médica AQUI.
As inscrições podem ser realizadas de 20/10 a 08/11, o valor é R$ 270 e as provas acontecem em 12/12 deste ano. O período para pedir taxa de isenção é de 20/10 a 22/10. A inscrição consistirá na submissão do formulário de inscrição devidamente preenchido, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico enare.ebserh.gov.br.
Juiz de Fora
As vagas dos programas com entrada direta no HU-UFJF são: anestesiologia (4), cirurgia geral (4), clínica médica (7), dermatologia (2), infectologia (1), medicina de família e comunidade (2), medicina intensiva (2), neurologia (4), obstetrícia e ginecologia (5), oftalmologia (2), ortopedia e traumatologia (3), otorrinolaringologia (2), patologia (2), pediatria (7), psiquiatria (4), radiologia e diagnóstico por imagem (2).
Já as vagas dos programas com entrada a partir de pré-requisitos são: cardiologia (2), cirurgia plástica (1), endocrinologia e metabologia (2), gastroenterologia (4), hematologia e hemoterapia (2), nefrologia (4), pneumologia (2), reumatologia (2), urologia (1).
Para os programas com entrada com pré-requisito – anos opcionais / área de atuação, são: ecocardiografia (2), endoscopia digestiva (2), hepatologia (1) e neonatologia (1).
O Enare 2021/2022 é exclusivo para médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 28/02/2022, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de medicina que concluirão o curso após esta data, assim como médicos não habilitados.
O Enare
O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. A seleção deste ano trará ainda como melhoria a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades.
“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, nós oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destaca o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa.
As universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.
Acesse o site do Enare para saber mais.
Enem da Residência
O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.
Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Foram 304 para 41 especialidades de residência médica, oito para a residência uniprofissional (entre enfermagem e física médica) e 93 para a residência multiprofissional, que incluiu enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física. Como o aumento de vagas deste ano, também é esperada uma maior diversificação nas especialidades profissionais.