Flamengo e Fluminense venceram a licitação e irão comandar o Maracanã por 20 anos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro abriu, nesta quarta-feira (8), em cerimônia na Casa Civil, as propostas financeiras dos dois concorrentes.
O resultado ainda será divulgado no Diário Oficial, mas clubes bateram o consórcio formado por dupla sobre Vasco e a WTorre. A dupla perdedora colocou em ata, antes da abertura da proposta, que não vai reconhecer o resultado da licitação.
Eles entendem que o processo foi direcionado para que Flamengo e Fluminense fossem declarados vencedores e vão recorrer na Justiça a decisão.
A abertura dos envelopes continha os valores dos aluguéis por ano oferecido por cada licitante. O Consórcio formado por Flamengo e Fluminense ofereceu R$ 20.060.874,12 e o Consórcio Vasco/WTorre R$ 20.000.777,28. O Diário Oficial nos próximos dias divulgará o vencedor.
Os clubes garantem que não irão impedir outros rivais, especialmente o Vasco, de utilizar o Maior do Mundo. O Botafogo, por sua vez, não teve nenhum pedido para mandar jogos no estádio.
“A questão é de disponibilidade. Quando Flamengo e Fluminense estiverem jogando em dias próximos, isso tem que ser olhado. Flamengo e Fluminense não querem impedir ninguém de usar, mas temos que ficar atentos à conservação do gramado”, afirmou o vice jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee.
O Cruzmaltino queria a licitação devido às reformas que São Januário passará em breve. O clube ainda não definiu a data que irá iniciar a construção de sua nova arena e aguarda a Prefeitura do Rio de Janeiro.