Doze bairros estão na programação de vistorias dos agentes de endemias entre esta segunda (18) e sexta-feira (22) em Juiz de Fora. As visitas estão previstas para diferentes regiões da cidade para o combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O cronograma da ação dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) foi definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS), da Secretaria de Saúde (SS).
Rota dos agentes entre 18 e 22 de dezembro
- Região Oeste: Tupã;
- Região Norte: Bairro Industrial, Milho Branco, Barbosa Lage, Santa Cruz, Ponte Preta;
- Região Sul: Cruzeiro do Sul, Jardim Gaúcho;
- Região Nordeste: Grama;
- Centro Sul: Dom Bosco, Bom Pastor e Santa Helena
Os servidores estarão identificados e uniformizados. Os moradores devem abrir as casas e acompanhar a ação dos agentes de combate de endemia tanto na parte externa quanto interna dos imóveis.
Serão avaliadas as situações de risco remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados.
A Prefetura orienta que as pessoas sempre verifique os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim. Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva. Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal.
Como denunciar
Para informar locais onde possa haver focos ou criadouros do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região, os moradores tem as seguintes opções:
- sistema MonitorAr, que roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores.
- WhatsApp, (32) 98432-4608,
- e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.