A divulgação dos resultados definitivos do Concurso Público Nacional Unificado (CPU), o Enem dos Concursos, foi adiada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A nova data será no dia 11 de fevereiro de 2025.
Conforme a Agência Brasil, foi informado que a União firmou um acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, a partir da reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção da prova discursiva.
O acordo evitou a eliminação dos candidatos que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. A regra está contida no item 9, letra “f”, do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios.
O tratado também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.
Por isso, houve a necessidade de ajustar o cronograma.
O CNU
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foram realizadas no dia 18 de agosto após adiamento anunciado em maio, devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul provocada por fortes chuvas que caíram em abril e maio, no estado.
Ao todo, o CNU oferta 21 órgãos federais, com 6640 vagas de níveis médio e superior para diversas áreas. O banco de candidatos em lista de espera terá mais de 13,2 mil aprovados.
Os salários iniciais dos aprovados variam de R$ 3.741,84 até R$ 22,9 mil, de acordo com cada cargo e cada bloco temático.