“Direta ou indiretamente, a gente tem culpa”. Pesquisadora da UFJF analisa fatores relacionados ao desastre climático no RS

Nas últimas semanas, a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul mobiliza o noticiário no Brasil. Cidades foram inundadas, causando morte e destruição em várias regiões do estado. Em outros estados, como Minas Gerais, o outono está com temperaturas mais altas que o habitual para a estação.

Para entender a situação, o Itatiaia Entrevista conversou com a pesquisadora Dra. Cássia Ferreira, que é vinculada ao departamento de Geociências da UFJF e coordena o Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental de Juiz de Fora. 

Ela destacou que a situação é consequência do desequilíbrio gerado pela ação humana nas cidades, na forma como usa o solo, associada aos fatores climáticos.

“A culpa é do homem. Este tipo de evento que está acontecendo no Rio Grande do Sul é o que a gente chama de evento extremo. Ele está associado às mudanças climáticas que estão ocorrendo em função da ação humana. Direta ou indiretamente a gente tem uma culpa em todos estes processos”.

Ouça a entrevista completa.