Defesa Civil de Muriaé monitora nível de rio após chuva intensa nas últimas 72h

Muriaé teve o segundo outubro mais chuvoso dos últimos 14 anos, com média de 209,57 mm. Os dados foram repassados nesta quarta-feira (1º) pela Defesa Civil Municipal. O grande problema foi a irregularidade da chuva, característica do El Nino, na região. Segundo a pasta, até 25 de outubro, o acumulado era de apenas 28 mm de chuva.

Em monitoramento, a Defesa Civil espera a estabilização do nível do rio Muriaé nas próximas horas. O que elevou o nível do rio Muriaé, principalmente, foi a chuva na região do rio Fumaça/Preto, o que causou a saída da calha do mesmo no bairro São José, nas ruas Eduardo Braga e Padre Raul.

Nesta terça, os pluviômetros registraram, em média, 45,58 mm de chuva. O grande problema está no acumulado das últimas 72 horas que nesse momento é de 134,55 mm em média. 

Um alerta emitido na terça (31) e que ainda vale para esta quarta indica a possibilidade de pancadas fortes e volumosas de chuva em toda Zona da Mata Mineira. O alerta atinge Juiz de Fora, Ubá, Visconde do Rio Branco, Muriaé, Barbacena e São João del-Rei. O aviso segue até às 10h desta quinta-feira (2).

Durante o período, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Por outro lado, há baixo risco de alagamentos, corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e de descargas elétricas.

Acidente sob chuva deixa ferido na BR-116

Um motorista de 70 anos ficou ferido após o carro onde viajava bater de frente com um caminhão que transportava minério. O acidente ocorreu no Km 719,7 da BR-116 no início da noite de terça (31). Segundo a PRF, chovia na hora do acidente. O motorista do carro perdeu o controle de direção e, em seguida, invadiu a contramão e colidiu com o caminhão que vinha no sentido Laranjal-Muriaé.

A PRF informou que o idoso teve ferimentos graves nas pernas e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento médico em Muriaé. O caminhoneiro não se feriu.