Crianças com até 4 anos podem receber reforço da vacina contra a febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde já adotou a medida, conforme orientação do Ministério da Saúde. No município, a imunização está disponível nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) e na sala de vacinas do Posto de Atendimento Médico (PAM Marechal), localizada no terceiro andar do prédio.

Dessa forma, a criança tomará uma dose da vacina aos nove meses, conforme indicado no Programa Nacional de Imunização (PNI), e a dose de reforço aos quatro anos. A medida também está prevista para crianças que tenham recebido apenas uma dose até 2017, antes de completar 5 anos.

As pessoas de 5 a 59 anos que nunca foram vacinadas ou não têm comprovante de vacinação devem tomar apenas uma dose da vacina. Os indivíduos dessa faixa etária que tenham comprovação de uma dose da vacina no cartão vacinal podem se considerar imunizados.

O serviço de saúde avaliará a necessidade ou não da imunização de pessoas com 60 anos ou mais que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação.