Criança com suspeita de infecção bacteriana é transferida com sintomas graves para BH

A prefeitura de Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes, confirmou nesta sexta-feira (27) que uma criança de oito anos com sintomas de febre, tosse, manchas pelo corpo, precisou de transferida para uma unidade de saúde em Belo Horizonte após os sintomas se agravarem.

Conforme a administração municipal, um exame para confirmação ou descarte da bactéria Streptococcus já foi realizado. As aulas foram suspensas na cidade, após casos com sintomas semelhantes serem diagnosticados na vizinha São João del-Rei.

São João del-Rei

Na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, duas crianças seguem internadas. Ainda segundo a nota, não houve aumento no número de internações pediátricas na entidade e nem no padrão habitual de internações. 

Atualmente são 18 crianças hospitalizadas e apenas duas em investigação para Streptococcus pyogenes que encontram-se estáveis e em melhora progressiva.

Existia uma suspeita de que a bactéria possa ter sido a causa das mortes de três crianças em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, em menos de um mês. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro; o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês; o terceiro, na última segunda (23).

Contudo, os resultados preliminares de exames laboratoriais realizados em coletas da última criança que morreu deram negativo para a bactéria Streptococcus pyogenes. A informação foi confirmada à Itatiaia por uma fonte ligada ao caso. A secretaria Estadual de Saúde ainda não confirma.

O resultado oficial das análises deve ser divulgado no início da semana que vem pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), quando os testes para outras possíveis causas forem concluídos.

Leia também