Em Juiz de Fora, é grande a expectativa para o anúncio oficial da Prefeitura sobre as medidas a serem tomadas para a contenção da contaminação pelo coronavírus.
O anúncio está previsto para a tarde desta segunda-feira, 16.
A confirmação do primeiro caso na cidade ocorreu no último sábado, 14. O paciente tem 64 anos, viajou para os Estados Unidos e está internado na UTI do Hospital da Unimed, em situação estável.
Antes mesmo da confirmação, alguns eventos esportivos, congressos e shows já haviam sido adiados. Agora, a preocupação, em uma cidade de numeroso público universitário, é se as aulas serão ou não suspensas.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com seus cerca de 22 mil alunos, divulgou nota informando que o Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta ainda não indica a suspensão de aulas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Porém, uma reunião está agendada com representantes da Prefeitura nesta segunda-feira, 16. Segundo a instituição, “quando houver algum caso de contágio comunitário”, será inevitável o cancelamento.
Viçosa
A mesma situação não se repete em Viçosa.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou, neste domingo, 15, por meio de nota oficial, que todas as atividades acadêmicas estão suspensas, nos três campi.
A medida também se estende à realização de concursos públicos. O trabalho administrativo continua, mas será avaliado. Ainda não há casos confirmados na cidade.
Seguindo a linha, a Prefeitura de Viçosa decretou estado de emergência neste domingo e suspendeu, por sete dias, as aulas nas redes pública e privada. Também estão suspensos os eventos públicos e privados com aglomeração de pessoas.