Copa: Jogadores alemães protestam contra censura no Catar em foto oficial

A seleção da Alemanha protestou no momento da foto oficial que antecede o início da partida contra o Japão nesta quarta-feira (23).

O gesto de cobrir a boca faz referência às proibições da Fifa de manifestações de apoio à causa LGBTQIA+, além de criticar o desrespeito a direitos humanos no país do Oriente Médio escolhido para sediar a Copa.

Diversas seleções europeias utilizavam durante compromissos internacionais a faixa ‘One Love’, que luta pelo fim do preconceito com a orientação sexual. A Fifa proibiu tais manifestações durante a Copa do Mundo no Catar e afirmou que aplicará sanções aos jogadores que a usarem em campo.

O capitão da seleção alemã Manuel Neuer afirmou, em entrevista coletiva no último sábado (19), que não teme as repercussões e possíveis punições que pode sofrer, alegando que os jogadores têm todo o respaldo da Federação Alemã.

O presidente da federação, Bernd Neuendorf, afirmou na última sexta-feira (17) estar ‘particularmente pronto para pagar a multa’.

Em nota divulgada durante partida contra o Japão, a Federação de Futebol Alemão se posicionou contra a pressão da Fifa:

“Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que defendemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Juntamente com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida. Não se tratava de fazer uma declaração política – os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso esta mensagem é tão importante para nós. Negar-nos a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Mantemos nossa posição.”