A partir desta segunda, 5 de setembro, será iniciada a substituição da operação do Consórcio Manchester, composto pela empresa Tusmil.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 2, pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo a prefeita, quem vai assumir as linhas é o Consórcio Via JF, composto pela Ansal e Viação São Francisco.
Na segunda, conforme a PJF, a troca vai começar com 31 linhas que atendem as áreas mais prejudicadas pela má prestação do serviço de transporte público, como a Zona Rural, Cidade Alta, Região Leste e bairros como Retiro e Jardim Esperança. No decorrer de três semanas, todas as linhas operadas pela Tusmil já serão substituídas.
A medida ocorre 60 dias depois da caducidade do contrato do Consórcio Manchester, que aconteceu no dia 15 de junho. Segundo a prefeita, a decisão ocorreu neste momento devido a uma série de disputas judiciais que acarretaram no atraso na solução.
Ainda na publicação, a prefeita detalha que a São Francisco enviou um comunicado à Prefeitura de Juiz de Fora informando a mudança no seu quadro societário.
Em relação aos funcionários da Tusmil, Margarida explica que tem o compromisso de manter os postos de trabalho.
As linhas que vão sofrer mudanças a partir de segunda podem ser conferidas no site da PJF.
Nossa reportagem entrou em contato com a Viação São Francisco e a Tusmil e aguarda posicionamento.