O Conselho Regional de Odontologia (CRO), de Minas Gerais, enviou um ofício para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) solicitando a inclusão dos cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal na primeira fase do plano de imunização contra a Convid-19 do município.
De acordo com o documento, profissionais da odontologia alegaram terem sido excluídos da primeira fase de imunização pela vacina contra a Covid-19 na cidade. O documento explicou que os profissionais da odontologia estão inseridos entre os trabalhadores destacados no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19, sendo relacionados como grupo prioritário.
Conforme o membro do conselho do CRO, Tovar Nogueira, a necessidade da vacinação é importante porque os profissionais sofrem riscos durante o atendimento.
O ofício do CRO destaca ainda a necessidade de incluir esses profissionais no grupo prioritário de trabalhadores da saúde, isso porque muitos deles prestam assistência direta aos infectados pelo SARS-COV-2, seja em consultórios, serviços especializados e/ou hospitais, tanto no âmbito do serviço público quanto do privado, na assistência odontológica propriamente dita quanto na triagem e coleta de materiais para realização de exames.
Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora e aguarda posicionamento.