Celebrado em boa parte do mundo no dia 14 de fevereiro em referência a São Valentim, o Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o ‘santo casamenteiro’. Apesar disso, sua origem por aqui foi puramente comercial, tendo a data sido criada pelo publicitário João Dória, pai do ex-político e empresário João Dória Jr.
Além das rosas, da caixa de bombons e do jantar à luz de velas, a data também costuma ser marcada, é claro, por muitas músicas românticas. Confira abaixo a lista de músicas separadas para embalar o seu Dia dos Namorados!
Roberto Carlos – Amada Amante
Conhecido como o ‘rei da música brasileira’, Roberto Carlos já gravou uma série de músicas românticas que se se encaixam em várias situações diferentes. Quem nunca cantou ‘Como é Grande o Meu Amor por Você’ para a mãe ou outro familiar? Para o Dia dos Namorados, a dica é ‘Amada Amante’, música lançada em 1971 e que faz parte daquele que é considerado o melhor disco do ‘rei’.
The Beatles – Something
Presente no clássico disco ‘Abbey Road’, a canção ‘Something’ não foi escrita pela dupla Lennon e McCartney, mas sim por George Harrison, tendo como musa inspiradora a sua então esposa, Pattie Boyd. Não foi a toa que Frank Sinatra, um dos maiores nomes da música mundial, elegeu ‘Something’ como ‘uma das melhores músicas de amor já escritas’.
Alicia Keys – If I Ain’t Got You
Premiada com o Grammy de Melhor Perfomance Vocal Feminina de Rhythm and Blues em 2005, ‘If I Ain’t Got You’ fez muito sucesso no início dos anos 2000 e levou o nome de Alicia Keys ao sucesso. A estadunidense compôs a música após a morte da cantora Aaliyah, em 2001.
Pink e Nate Ruess – Just Give Me a Reason
O dueto entre os dois artistas pop lançado em 2013 fala não só sobre o amor, mas sobre o esforço de permanecer em um relacionamento mesmo quando ele dá sinais de que está se esgotando. No Brasil, ganhou uma versão igualmente romântica na voz de Gusttavo Lima, chamada ‘Diz Pra Mim’.
Caetano Veloso – Você é Linda
Lançada em 1983 no disco ‘Uns’, a clássica ‘Você é Linda’ é uma declaração suave e bela sobre a beleza da pessoa amada. Caetano Veloso traz referências da cultura japonesa e também metáforas para elogiar a beleza feminina.
João Gilberto – Brigas Nunca Mais
Composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, ‘Brigas Nunca Mais’ foi eternizada na voz e no violão de João Gilberto, o ‘pai da Bossa Nova’. Essa é mais uma música que não fala só sobre o amor, mas sim sobre a superação dos desentendimentos que afetam toda relação. Nos anos 1970, ganhou uma versão com Elis Regina e Tom Jobim.