Concessionários vão realizar encontros com funcionários após paralisação dos ônibus

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, nesta quarta-feira, 17, em caráter de urgência, uma reunião com o Comitê Gestor do Transporte Público para debater sobre as soluções da crise do transporte coletivo, desencadeada por uma paralisação na tarde de terça-feira, 16.

Conforme a ata da reunião, foi ratificado o compromisso expresso na Lei 14.209/2021, que assegura a manutenção dos postos de trabalho dos funcionários. 

Nos dias 17 e 18 de maio, os concessionários realizarão encontros com os trabalhadores para tratar deste tema. Uma nova reunião do comitê está agendada para sexta-feira, 19 de maio.

Na ata consta ainda que nenhum representante do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (Sinttro) compareceu à reunião, mesmo sendo convocado.

Paralisação

Na tarde de terça-feira, 16, em protesto contra a possível extinção do cargo de cobrador, trabalhadores cruzaram os braços por quase seis horas. 

No último domingo, 14, os ônibus urbanos começaram a circular sem cobrador. A medida foi adotada, conforme o Consórcio Via JF, porque domingo é o dia de menor movimento, e o processo está previsto para acontecer nos próximos domingos.

Segundo o consórcio, os cobradores passaram por capacitações e uma quantidade expressiva foi promovida a outras funções. A empresa informou ainda que não fará demissões em massa.