A votação sobre o tombamento do Centro de Educação Física e Esporte do Instituto Granbery está prevista para segunda-feira (15). Será uma das pautas da primeira reunião extraordinária em 2024 do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) de Juiz de Fora. O encontro será em uma plataforma online entre 14h e 16h.
Em nota, a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) explicou que, na segunda passada (8), o pedido voltou a ser avaliado no Comppac e todos os integrantes que pediram vistas foram ouvidos. Agora o processo está liberado para votação, como foi formalizado na convocação publicada no Atos do Governo.
Além da decisão sobre o tombamento do Centro de Educação Física e Esporte do Instituto Granbery, a pauta também prevê a análise de um processo que se refere um imóvel na Avenida Getúlio Vargas.
Sobre o futuro do Centro Esportivo do Granbery
O assunto mobiliza opinião pública desde o ano passado. A decisão do Compacc é importante porque o futuro do terreno está pendente, já que está marcado um leilão de parte do Centro Esportivo, que envolve piscina, campo de futebol e parte do bosque.
A área tem valor estimado em R$ 40 milhões, quantia que ajudaria no pagamento de parte das dívidas trabalhistas e tributárias da Rede Metodista, que ultrapassam os R$ 2 bilhões.
O caso está em trâmite no estado do Rio Grande do Sul, na comarca de Porto Alegre, 2ª Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências.
Embora marcado algumas vezes, o leilão ainda não foi realizado. Ex-alunos e pessoas ligadas ao Instituto Granbery se mobilizaram em abaixo-assinados contra a venda do terreno.
Leia também
- Futuro do Centro Esportivo do Granbery será decidido na próxima semana em Juiz de Fora
- Abaixo assinado reúne mais de 6 mil assinaturas a favor do tombamento do Centro Esportivo do Granbery
- Decisão sobre futuro do Centro Esportivo do Granbery é adiada para depois do leilão
- Reunião sobre tombamento do Centro Esportivo do Granbery é novamente adiada