Comerciantes protestam contra falta de segurança no Alto dos Passos

Bares e restaurantes no Bairro Alto dos Passos fecharão suas portas por cerca de 1 hora, a partir das 19h, desta sexta-feira, 13, em protesto por segurança na região.

A manifestação, organizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Regional Zona da Mata, acontece dois dias depois da realização de uma audiência pública sobre o tema, realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Segundo a presidente da Abrasel, Carla Pires, o movimento também protesta contra a repercussão na mídia após a audiência pública que, segundo ela, foge ao tema segurança e denigre a atuação de comerciantes.

A audiência pública foi realizada pelos membros da Comissão Permanente de Comércio, vereadores Marlon Siqueira, Kennedy Ribeiro (ambos do MDB), Charlles Evangelista (PSL) e Vagner de Oliveira (PSC); além do vereador Zé Márcio Garotinho (PV).

Dados apresentados na audiência mostram que, entre janeiro e julho de 2018, foram registradas cerca de 99 ocorrências, entre roubos, agressões, homicídio, uso e tráfico de drogas, na região dos bairros Alto dos Passos e São Mateus.

Na audiência, a Polícia Civil reforçou a importância de realizar denúncia pelo telefone 181, enquanto a Polícia Militar lembrou da implantação da área azul para inibir a ação de flanelinhas.

Segundo o secretário municipal de segurança pública, José Armando Pinheiro da Silveira, está previsto, até outubro deste ano, a nomeação de 21 guardas municipais e a aquisição de um drone, instrumento que vai poder auxiliar no controle da defesa pública em locais distantes.