Todas as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência e as crianças com 11 anos de idade, nascidas entre janeiro e junho, são as primeiras que podem ser imunizadas contra a covid-19 em Juiz de Fora. A campanha começou nesta quinta-feira, 20 de janeiro, e segue até 8 de fevereiro.
O atendimento no Espaço Cidade é de 8h às 11h ou nas 10 Unidades Básicas de Saúde de referência, de 8h até 11h e de 13h às 14h, porque nas quintas, as unidades funcionam em horário diferenciado.
Pais ou responsáveis devem preencher o pré-cadastro e o formulário, disponíveis no site da Prefeitura. Para as crianças com comorbidades ou deficiência, é necessário a apresentação de um comprovante/declaração médica dos últimos 12 meses. E para todas as crianças, devem ser apresentados, no ato da vacinação, o comprovante de residência do pai/mãe ou responsável legal, com endereço no município, um documento de identificação e o cartão SUS. A criança que não possuir, pode apresentar a certidão de nascimento.
A cidade já recebeu 5 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer, nas duas remessas enviadas à Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora. O calendário prevê campanha até 8 de fevereiro, quando serão imunizadas as crianças de 5 anos.
Evento marca início da campanha
A vacinação simbólica de 12 crianças foi realizada nesta quarta-feira no Espaço Cidade. Heitor José do Nascimento foi a primeira criança imunizada na cidade. A reportagem da FM Itatiaia acompanhou o evento. Clique e ouça.
Leia também:
Para esclarecer dúvidas de pais, mães e responsáveis, a secretária de Saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, conversou em uma live nesta quinta com a professora e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Maria Pretti Dalcolmo.