A AliExpress e a Shopee anunciaram que irão antecipar a cobrança do imposto conhecido como “taxa das blusinhas” para o dia 27 de julho, este sábado.
A cobrança estava programada para começar em 1º de agosto, de acordo com o Ministério da Fazenda. O tributação incidirá sobre compras internacionais de até US$ 50, com uma alíquota de 20%.
A Shopee informou que a taxa de importação será aplicada no aplicativo da empresa agora, uma vez que “os pedidos terão o DIR (Declaração de Importação de Remessas) emitidos a partir do dia 1º de agosto”.
Por nota, a AliExpress alegou que a antecipação faz parte de adaptação ao novo sistema de tributação “tendo em vista o prazo necessário para ajuste das declarações de importação”.
Empresas populares como Shein e Amazon ainda não se manifestaram sobre a possibilidade de antecipar a cobrança. A Shein afirmou, no entanto, que consumidores podem ser tributados em compras feitas até dois ou três dias antes de 1º de agosto. Isso pode acontecer devido ao intervalo entre o momento da compra e a declaração à Aduana.
Imposto
O imposto é de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. A carga tributária total sobre as peças será de 44,5% — considerando a cobrança atual de ICMS (de 17%) mais os 20% de imposto de importação.