Na Zona da Mata, municípios seguem nos trabalhos de recuperação dos danos causados pelas chuvas.
Na cidade de Além Paraíba, o prefeito Miguel Belmiro Souza Júnior, do Democratas, chegou a divulgar um vídeo nas redes sociais, na noite desta segunda-feira, 2, alertando para a possibilidade de alagamentos devido a abertura de comportas da Usina de Anta, pertencente à Furnas. Isso porque o nível do Rio Paraíba do Sul, que tem nível médio de capacidade de 300 a 400 metros cúbicos, chegou a registrar 1735 na noite desta segunda.
A situação apresenta melhora, com baixa de cerca de 300 metros cúbicos nesta manhã, o que fez a cidade sair de estado de alerta para estado de atenção.
Paulo Henrique Ferreira Nunes Filho, que integra a equipe da Defesa Civil em Além Paraíba, explica a situaão de miomomento.
Lima Duarte
Em Lima Duarte, foi concluída na noite desta segunda, 2, uma ponte provisória que liga o município ao Parque Estadual de Ibitipoca.
O acesso ficou totalmente destruído após as chuvas no fim de semana. Agora, a Prefeitura trabalha na liberação das estradas rurais, que estão com transporte escolar suspenso.
Lima Duarte decretou estado de emergência e permanece com 16 famílias desalojadas. Transporte escolar na área rural também está suspenso em alguns distritos de Santos Dumont e Viçosa.
Em Ubá, a Prefeitura informou que foi publicada a autorização de repasse de mais de R$ 506 mil em recursos para ações emergenciais relativas às chuvas.
O dinheiro ainda não está na conta, mas a Prefeitura informou à Itatiaia que já adotou os procedimentos para o recebimento do valor do Ministério do Desenvolvimento Regional.