A ponte Domingos Alves Pereira, conhecida como Ponte Vermelha, em Santa Terezinha, foi interditada de maneira preventiva nesta manhã de terça-feira, 11. É mais uma intervenção realizada no trânsito pela Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, por causa das fortes chuvas em Juiz de Fora nos últimos dias. Agentes de trânsito orientam o fluxo no local.
Como a reportagem da Itatiaia divulgou, algumas ruas estão com trânsito fechado para carros e pedestres. Uma delas, a rua Feliciano Pena, no bairro Mariano Procópio, foi liberada nesta manhã para o tráfego de veículos, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana.
Devido as chuvas, a Defesa Civil orientou que a população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias e trincas e movimentação de solo nos terrenos. Quem estiver em local seguro, deve permanecer até o fim da chuva intensa. Além disso, as pessoas evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Em caso de emergência, os moradores devem acionar 199.
Interdição Ponte Vermelha
A situação da Ponte Vermelha em Santa Terezinha é monitorada constantemente pela Prefeitura por conta do nível do Rio Paraibuna e o risco de alagamento.
Por causa da restrição do fluxo, confira as mudanças do trânsito na região: a ponte da Avenida Rui Barbosa está funcionado com a mão invertida, assim como a margem direita da Avenida Brasil no trecho entre esta ponte e a Ponte Domingos Alves Pereira.
Os veículos que seguem no sentido Zona Norte para o Centro pela Avenida Olavo Bilac estão sendo direcionados para a Rua Teresa Cristina e posteriormente para a Rua Coronel Vidal, pois, o acesso da Rua Henrique Burnier para a Avenida Brasil foi fechado.
Os condutores que desejam acessar a Avenida Rua Barbosa devem passar obrigatoriamente pela margem esquerda da Avenida Brasil, a partir da ponte do Manoel Honório. As ruas Frederico Lage e Dr. Luiz Andrés, no Mariano Procópio, estão com acesso à Avenida Brasil fechados.
Quem segue pela Rua José Eutrópio é direcionado para a margem esquerda da Avenida Brasil e, em seguida, para a ponte da Avenida Rui Barbosa.
Por causa da interdição do Acesso Norte e da Ponte Vermelha, há congestionamento nas ruas Henrique Burnier e Coronel Vidal e também na Avenida JK, desde o Bairro Industrial até o viaduto Ramirez González no sentido Centro.
Atualização Defesa Civil
A Defesa Civil informou que, nas últimas 24h, foram registradas 173 ocorrências – 52 foram entre a noite de segunda, 10 e a manhã de terça, 11. Setenta e seis vieram de moradores da região Leste; 74 na Norte e 24 na Sul. A maioria foi escorregamento de barranco, com 107 registros. Dezoito foram de ameaças de escorregamento na talude.
Nesta terça, a prefeita Margarida Salomão visitou a rua do Córrego Humaitá, que desagua no Paraibuna, no Bairro Industrial. Local onde historicamente ocorrem alagamentos e inundações. Com o grande volume de chuvas nos últimos dias, córrego emendou no Rio Paraibuna e o Acesso Norte está interditado. A moradora Beatriz Visoná enviou à Rádio Itatiaia imagens de como está o local.
Dentre os chamados de destaque na segunda, 10, o Corpo de Bombeiros registrou uma ocorrência de queda de muro de um imóvel, que ocasionou vazamento de gás. O muro caiu em uma área de garagem onde existia uma central de gás, na Rua José Batista de Oliveira, no Bairro Bom Pastor, Zona Sul da cidade. Duas guarnições da corporação verificaram que não havia vítimas e sanaram o vazamento de gás. A parte de trás da garagem foi interditada devido ao risco de queda da outra parte do muro.