Em Ewbank da Câmara (MG), o atendimento na Prefeitura, Centro Médico, Programas de Saúde da Família e escolas municipais estão suspensos nesta quarta-feira, 8, devido às consequências da chuva forte na tarde desta terça-feira, 7.
Segundo os Bombeiros, a chuva causou alagamentos de até 2m de profundidade.
40 crianças ficaram ilhadas no interior da Escola Estadual Antônio Macedo, após a ponte que dá acesso à escola ceder. Elas foram resgatadas pelos militares, que precisaram utilizar embarcações. O acesso dos pais só foi permitido após o nível da água baixar.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vários pontos de alagamentos na cidade.
Em um deles, um motorista – que estava dentro de um veículo arrastado pela correnteza – foi resgatado por populares.
Santos Dumont
A chuva também causou estragos na cidade de Santos Dumont nesta terça-feira, 7. Uma das áreas mais afetadas foi o distrito de São João da Serra.
Fotos e vídeos mostram a estrada e o acesso ao distrito totalmente destruído.
Segundo relatos de parentes de moradores da região, o local está ilhado. As chuvas dessa segunda causaram alagamentos na Usina Guari, que fica a cerca de 5km do distrito.
A Prefeitura de Santos Dumont informou que, de acordo com as avaliações preliminares, São João da Serra foi o local mais atingido da cidade.
A água no local, segundo a prefeitura, ainda não escoou completamente e o acesso principal, feito pela estrada que conecta a localidade à BR-040 está inacessível. O caminho alternativo para a região está sendo realizado através da Estrada da Ponte Preta, no outro extremo da cidade.
Conforme o executivo, órgãos da prefeitura têm feito intervenções em caráter emergencial para mitigar os danos causados pelo temporal e promover soluções para a população afetada.
O trabalho destes setores iniciou-se ainda na noite de terça e se estende por toda a quarta-feira.
Já foram enviadas para o local, conforme a prefeitura, remessas de suprimentos com cestas básicas, colchões, kits de limpeza dentre outros suportes.
Obras de recuperação de estradas, retirada de árvores, bem como o amparo às propriedades privadas também foram realizadas pelas equipes e assim continuarão até que todos os danos sejam amenizados.
Por enquanto, a prefeitura informou que as equipes mobilizadas ainda estão realizando os levantamentos e contabilizando o número de famílias atingidas.