A estação está instalada no bairro Granjas Bethel.
Solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União Indústria acontece nesta tarde de quinta-feira, 22.
A unidade, orçada em R$ 25 milhões, receberá o esgoto que antes era despejado no Rio Paraibuna. Esse material agora será transportado até a ETE pelas redes coletoras e interceptoras implantadas na região central de Juiz de Fora nos últimos anos. Com uma vazão que pode chegar a 850 litros de esgoto por segundo, a estação tratará até 70% dos dejetos coletados na cidade. Com a unidade em funcionamento, a previsão é, de imediato, dobrar a capacidade de tratamento, subindo de 10% para 20%, e chegar a 50% até o final deste ano.
Segundo a Prefeitura, a previsão é de que, até o final do ano, seja finalizada a primeira fase das obras de despoluição do Rio Paraibuna, que incluem elevatórias e redes localizadas na margem direita do rio, desde a Rua Benjamim Constant até a ETE União-Indústria. A Cesama também espera completar a implantação dos coletores de esgoto dos córregos São Pedro e Tapera.
Além da inauguração, para comemorar a data, a Cesama está com o estande no Parque Halfeld mostrando a população como é feita a preservação, o tratamento de esgoto e o que beneficia o rio e córregos da cidade. Outra atração é uma área de laboratório, onde a população pode ver as partículas da água através de microscópio. O estande vai ficar até às 16h.