Dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.
Cinco cidades da Zona da Mata aparecem com casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave ocasionada pelo vírus Influenza.
Os municípios são Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco, Laranjal, Ubá e Muriaé. A informação foi divulgada esta semana no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.
Em Minas Gerais, foram notificados 800 casos da síndrome. Foram registradas 57 mortes, com duas pelo vírus Influenza, o que corresponde a 7,1 % do total de casos.
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Ela pode levar ao agravamento e a morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Os vírus Influenza são os mais frequentemente identificados nos casos de Síndrome Gripal e também nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Mas a infecção pela doença pode causar sintomas que se confundem com os encontrados em diversas outras infecções virais e bacterianas.