Um patrimônio histórico e cultural da cidade pode estar com os dias contados. O imóvel onde está localizado a Casa D’Itália, na Avenida Rio Branco, no centro de Juiz de Fora, foi colocado à venda.
O Consulado da Itália, em Belo Horizonte, publicou o aviso de leilão do imóvel nesta semana, além de outro imóvel localizado a Rua Henrique Surerus, no Centro.
Segundo o documento, o valor inicial dos dois imóveis é de R$ 21 milhões. Essa situação gerou revolta dos adeptos do local.
O presidente da Casa D’Itália, Paulo José Monteiro disse que foi surpreendido com a venda do local. Isso porque não estava ciente da situação e não foi notificado com antecedência.
Ele explicou que recebeu uma notificação extrajudicial na última terça-feira, 29, e no dia seguinte, na quarta-feira, foi publicado o edital de leilão do imóvel. Para Paulo, essa venda significa a falência da cultura italiana da cidade.
Com 81 anos de tradição e abrigando as histórias da cultura italiana e da cidade, a entidade disponibiliza diversos serviços, como cursos profissionalizantes, escola da língua italiana, escola de pintura e desenho científicos e escola de gastronomia. Além disso, tem um time de bocha reconhecido internacionalmente.
Segundo Paulo, o destaque vai para a escola de pizzaiolo, que é considerada a segunda do mundo.
Para tentar reverter a situação, Paulo ressaltou que utilizou os meios jurídicos e acionou a justiça.
Foto: divulgação