Carnaval 2024: blocos que não estão na programação oficial devem solicitar alvará em Juiz de Fora

Os responsáveis por blocos carnavalescos não cadastrados na Programação Oficial da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) podem participar da Folia de Momo em 2024. No entanto, eles devem solicitar alvará e formalizar o cadastro do evento.

Para isso, devem acessar a plataforma Prefeitura Ágil / Protocolo / Autorização para eventos em área de domínio público ou de domínio particular e formalizar o cadastro do evento, seguindo as instruções. 

Entre os passos previstos para a autorização dos blocos fora da programação oficial, estão o encaminhamento de ofício à PM, declaração do evento no site do Corpo de Bombeiros, indicação do local ou trecho do espaço público a ser ocupado e comunicação ao Demlurb. 

Sem alvará de liberação, o bloco será considerado irregular e pode ser suspenso por autoridades de segurança.

De acordo com a Funafla, a prioridade na análise dos pedidos de liberação de alvarás é dos blocos cadastrados na Programação Oficial da Folia. Para os demais, o tempo de tramitação pode ser maior, e a liberação do alvará não implicará em apoio oficial do município.

Alvará para os blocos oficiais

A Programação Oficial da Folia inclui em torno de cem blocos, que aderiram ao cadastro prévio lançado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) em setembro de 2023, a inclusão nesta lista garante o apoio da PJF em itens como som e banheiros químicos. 

Como a Itatiaia divulgou, a liberação de alvarás para os blocos oficiais está em andamento até terça (9) no Mutirão da Folia, no Espaço Cidade, na Avenida Rio Branco 2.234, Centro, e também na modalidade on-line, na plataforma Prefeitura Ágil, porém, em espaço específico para esse grupo (Carta de Serviços / Funalfa / Alvará para eventos de blocos carnavalescos – Carnaval 2024).