A Câmara prestou, na manhã desta quarta-feira (4), uma homenagem à família do ex-deputado federal Rubens Paiva, desaparecido e morto durante o período da ditadura militar no Brasil.
Foi concedida a Medalha do Mérito Legislativo à esposa dele, Eunice Paiva, e a um dos filhos do casal, o escritor Marcelo Rubens Paiva. A história da família é retratada no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.
Neto de Rubens Paiva e Eunice, Chico Paiva representou a família no recebimento da medalha da avó. A advogada morreu em 13 de dezembro de 2018, aos 89 anos.
Eunice Paiva é símbolo da luta civil contra a ditadura militar no Brasil. Rubens Paiva desapareceu em janeiro de 1971. Eunice Paiva liderou campanhas pela abertura de arquivos sobre vítimas do regime militar. Em 1996, ela conseguiu que o Estado brasileiro emitisse oficialmente o atestado de óbito de Rubens Paiva.
Eunice Paiva também se destacou na luta por direitos indígenas. Em 1988, foi consultora da Assembleia Nacional Constituinte, que promulgou a Constituição Federal Brasileira.
Também homenageado, o escritor Marcelo Rubens Paiva não participou da cerimônia, realizada no plenário da Câmara dos Deputados.
Além da família, a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, também recebeu a medalha. Assim como Marcelo, ela não participou da cerimônia. As indicações para as medalhas foram feitas pela deputada Maria do Rosário (PT-RS).