A Semana de Segurança Pública 2023 ocorre entre os dias 17 e 20 de abril. A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio da Comissão de Segurança Pública, realizará uma série de ações com objetivo de promover a integração das forças de segurança com o Legislativo e a sociedade.
O evento tem como tema “Prevenção é sinônimo de segurança” e conta com a participação de representantes da Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (COMSET), Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal de Segurança Pública..
A Semana de Segurança Pública tem participação de instituições como o Senac, Funalfa, Associação de Diabéticos de Juiz de Fora, Associação dos Guardas Municipais de Juiz de Fora (AGMJF), Associação do Sistema Socioeducativo e Prisional de Juiz de Fora (ASPRIJUF) e Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Minas Gerais (ASPRA) e protetores de animais independentes.
Confira a programação completa:
Segunda-feira, 17 de abril
8h30 a 12h – Abertura: ação social das forças de segurança e parceiros no Parque Halfeld.
– 8h30: Abertura;
– 8h45: Apresentação da Banda de Música da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha;
– 9h30: Simulação do Corpo de Bombeiros Militar envolvendo acidentes domésticos;
– 10h: Simulação do emprego do drone da Polícia Civil;
– 10h20: Simulação do Corpo de Bombeiro;
– 10h45: Apresentação dos cães do Ceresp;
– 11h45: Apresentação da Banda 2 de Ouro da Polícia Militar.
Serviços de saúde e beleza
– Aferição de pressão;
– Informações sobre controle de diabetes;
– Quick Massagem, Revitalização e Higienização Facial;
– Corte de cabelo;
– Orientações de Segurança do Trabalho.
Consciência coletiva
– Posto de Coleta de materiais eletrônicos para reciclagem;
– Feira de adoção de animais: protetores independentes;
– Mostra de animais da fauna silvestre brasileira taxidermizados, armadilhas e objetos utilizados na prática de crimes e infrações ambientais;
– Campanha de educação para o trânsito.
Programação Infantil
– Brincadeiras e a presença dos mascotes Faísca e Foguinho (Corpo de Bombeiros Militar), Florestinha (Polícia Militar de Meio Ambiente), PM Amigo Legal (Polícia Militar) e GM GIL (Guarda Municipal).
Terça-feira, 18 de abril
9h a 12h: Segurança preventiva para a terceira idade
Local: Plenário da Câmara Municipal
– 9h a 9h45: As ocorrências mais frequentes envolvendo a terceira idade: quais são, como evitá-las e a quem recorrer | Palestrante: Delegado de Polícia Civil do Núcleo de Idosos, Armando Avólio Neto.
– 9h45 a 10h30: Prevenção contra acidentes domésticos envolvendo a terceira idade | Palestrante: 2º Sgt BM Alexandre Moura.
– 10h45 a 12h: Mesa redonda: As políticas públicas de segurança para a terceira idade: qual a rede de proteção existente, como funciona e o que fazer para melhorar | Convidados: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, SESUC, Conselho Municipal do Idoso, Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito, Comissão do Idoso da Câmara Municipal, Associação dos Aposentados.
8h a 12h: Curso interno de formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio (aulas práticas)
Quarta-feira, 19 de abril
8h a 12h: Curso interno de formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio (aulas teóricas)
Local: Plenário da Câmara Municipal
19h30: Outorga da medalha Alferes Tiradentes
Instituída pela Resolução nº 1.338/2019 com objetivo de homenagear os agentes de segurança que atuam em Juiz de Fora e se destacaram em seus afazeres durante o ano anterior ao agraciamento.
Quinta-feira, 20 de abril
9h a 10h: Segurança no mundo virtual: quais os golpes mais frequentes nas redes sociais e sites de compras e como se proteger
Palestrante: Delegado de Polícia Civil Daniel Buchmüuller.
10h30 a 11h30: Auto-segurança a favor da investigação policial: como os efeitos práticos da auto-segurança podem auxiliar na posterior investigação dos delitos.
Palestrante: Delegado Regional de Polícia Civil, Márcio Roberto Savino Lopes.