A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão carregado com mais de 12 milhões de cigarros sem a documentação necessária na BR-116, em Muriaé, nesta terça-feira (4).
De acordo com a PRF, os policiais realizavam fiscalização de veículos de carga na altura do km 705 quando pararam um caminhão baú, com placas da cidade de Paraíba do Sul (RJ), conduzido por um homem de 53 anos.
O proprietário do caminhão, de 56 anos, estava como passageiro e informou que o compartimento de carga estava carregado com cigarros de diversas marcas, que seriam entregues na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco.
Após desconfiarem da quantidade e valores declarados no documento fiscal, os policiais verificaram a mercadoria e contabilizaram 1.210 caixas de papelão contendo mais de 12 milhões e 100 mil unidades de cigarros, que estavam sem a documentação necessária e exigida pela legislação tributária para o transporte rodoviário.
Devido ao crime contra a ordem tributária, o caminhão foi apreendido e encaminhado para o depósito credenciado. Além disso, segundo a PRF, foi lavrada ocorrência policial em desfavor da fabricante dos cigarros localizada na cidade de Duque de Caxias (RJ). A Secretaria Estadual de Fazenda do Estado de Minas Gerais foi notificada e ficará responsável por tomar as medidas fiscais cabíveis, como aplicação de multas e recolhimento dos impostos devidos.