Com a tragédia que aconteceu devido ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, o alerta foi ligado em todos os cantos do país. Em Juiz de Fora, vereadores querem discutir e buscam informações sobre as barragens que têm na cidade.
O vereador Marlon Siqueira (MDB) protocolou um pedido de audiência pública para “discutir a real situação das barragens de Juiz de Fora” – que são sete, sendo cinco para captação de água e duas de rejeitos de minério. A proposta é reunir representantes do Poder Público, da empresa responsável pelas barragens e da sociedade.
O político alegou que recebeu pedidos de informação de moradores próximos a essas barragens, preocupados com a situação.
Já o vereador Antônio Aguiar (MDB) assinou uma Representação para que a Fundação Estadual do Meio Ambiente dê uma posição através de relatório em relação a segurança das barragens em Minas Gerais, com discriminação de graduação de risco, incluindo principalmente as barragens da Zona da Mata.
Solicitou também à Secretaria do Meio Ambiente de Juiz de Fora relatório específico sobre a segurança da barragem de uma indústria, situada próxima ao bairro Igrejinha, o que permitirá planejamento para risco de eventuais ocorrências.