Ministério da Saúde mudou o período da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza.
O prazo, que começaria no dia 16 de abril, terá início no dia 23 de abril. O fim da campanha está previsto para 1º de junho enquanto o Dia D, data de mobilização nacional, será no dia 12 de maio.
A mudança ocorreu em virtude do atraso da entrega do imunobiológico pelo Instituto Butantan, produtor da vacina. Conforme o instituto, em razão da alteração de duas cepas de vírus a serem utilizadas na campanha de 2018 para produção da vacina trivalente no hemisfério sul, foi necessário importar novas cepas para poder produzir a vacina e tal processo acabou por atrasar a produção da vacina.
Apesar do atraso, o Ministério da Saúde afirma que a campanha será realizada antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.
A vacina é voltada para maiores de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); profissionais da saúde; professores das escolas públicas e privadas; indígenas; doentes crônicos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população carcerária e funcionários do sistema prisional.
A meta é vacinar 90% do público alvo, que é de aproximadamente 60 milhões de pessoas.