Garantido na Série B, o Athletic briga pelo título da Série C, a Terceira Divisão do Brasileiro. Apesar de a CBF ainda não ter divulgado, a Itatiaia apurou as datas da final da competição. O duelo de ida será realizado no dia 13, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, enquanto a volta será no dia 20, no Athletic Club, em São João del-Rei.
O Athletic se classificou para a final após vencer o Londrina nesse sábado (5), por 2 a 1, com gols de David Braga e Denilson. A partida foi na Arena Sicredi diante de 4.156 espectadores, com renda bruta de R$ 111.463,80.
Com o resultado, o time de São João del-Rei chegou aos 10 pontos, garantindo a liderança do Grupo B da Segunda Fase. Com a mesma pontuação, mas em segundo, ficou a Ferroviária.
Já o Volta Redonda se manteve invicto durante toda a Segunda Fase. Os cariocas venceram o São Bernardo nesse sábado (5), por 2 a 1, e asseguraram a classificação à final. O Voltaço terminou com 12 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Remo, que ficou com nove.
Primeiras vagas na série B confirmadas
A Série B do Campeonato Brasileiro de 2025 já tem seus quatro primeiros participantes garantidos. Remo-PA, Volta Redonda-RJ, Ferroviária-SP e Athletic conquistaram o acesso na Série C e estarão entre os 20 participantes da Segunda Divisão no próximo ano.
Além dos quatro promovidos, a próxima Série B terá os quatro rebaixados da Série A e os 12 times intermediários dessa temporada na Segundona.
Os 4 garantidos da Série C
Athletic e Ferroviária subiram de divisão ao vencerem Londrina e Ypiranga-RS, respectivamente, nesse sábado (6). Sociedades anônimas do futebol (SAFs), os clubes são frutos de boas gestões e conseguiram dois acessos consecutivos, já que ascenderam da Série D em 2023.
Os acessos de Volta Redonda-RJ e Remo-PA haviam sido conquistados no último fim de semana. O time paraense disputou a Série B pela última vez em 2021, enquanto os cariocas não frequentam a competição desde 1998.
Quem vai cair da Série A?
Ainda não existem equipes rebaixadas no Brasileirão, mas o Atlético-GO é o time em situação mais complicada. A equipe tem 21 pontos em 29 jogos, e só poderá chegar a 48 pontos na competição, mesmo se vencer seus nove duelos restantes. A nota média de corta contra o rebaixamento é de 45 pontos.
Entre os times desesperados contra a degola, aparecem Cuiabá (26 pontos), Corinthians (29 pontos), Vitória (29 pontos), Fluminense (30 pontos) e Athletico (31 pontos).
Juventude (34 pontos), Bragantino (34 pontos), Criciúma (35 pontos) e Grêmio (35 pontos) estão ameaçados, mas respiram mais aliviados que os adversários.
Remanescentes da Série B de 2024
12 equipes permanecerão na Segunda Divisão em 2025. Na briga pelo acesso à Série A, Novorizontino e Santos estão avançados, mas ainda não carimbaram suas vagas. Mirassol e Sport compõem o G4.
A briga pela subida ainda tem América, Vila Nova, Ceará, Operário, Avaí, Amazonas e Coritiba.
Assim como na parte de cima, a luta contra o descenso à Série C é intensa. O lanterna Guarani, com 25 pontos, é quem tem a missão mais difícil. A zona de rebaixamento também conta com Brusque, Ituano e Botafogo-SP.
Paysandu, CRB, Chapecoense e Ponte Preta estão próximos e também brigam contra a queda.