Para os amantes do universo do Mágico de Oz, verde e rosa significam Elphaba e Glinda, as protagonistas de “Wicked”, o musical que chegou aos cinemas neste mês. No entanto, no Brasil, para quem ama samba, a combinação verde e rosa é Estação Primeira de Mangueira.
Brincando com as cores, nesta quarta-feira (27), o perfil oficial da escola publicou dois pôsteres protagonizados por Lorrana e Thalita, porta-bandeiras mirins da Mangueira do Amanhã vestidas como as personagens interpretadas por Cynthia Erivo e Ariana Grande no filme.
“Verde vai MUITO bem com rosa! E a @mangueiradoamanhaoficial sabe muito bem disso!
E as similaridades da escola com o mundo de Wicked, o Filme não param por aí, pois a magia da música e da dança tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso é tão especial ter Lorrana e Thalita, as Porta-bandeiras mirins da Mangueira do Amanhã, como Elphaba e Glinda nesses pôsteres, pois essa escola representa tudo que Wicked é em essência”, diz o texto que acompanha a publicação.
Origens no início de 1900
O universo de Oz e a escola carioca tem algo em comum: ambos são do início do século XX. O livro de L. Frank Baum foi lançado em 17 de maio de 1900. E a adaptação clássica do cinema, com Judy Garland interpretando Dorothy, chegou às telas em 1939.
Enquanto isso, no Brasil, Cartola, Carlos Cachaça, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, Saturnino Gonçalves, Seu Euclides, Maçu da Mangueira, Paquetá e Abelardo da Bolinha fundaram a agremiação carioca em 28 de maio de 1928. Coube à Cartola a escolha das cores, que se tornaram a identidade da escola.
No carnaval de 2025, a Mangueira vai apresentar o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”, onde o carnavalesco Sidney França mostra as referências da presença negra desde os povos bantus até atualmente.
O livro “Wicked” é o caçula neste universo verde e rosa. O best-seller de Gregory Maguire foi lançado em 1995.
Wicked, dos palcos ao cinema
“Wicked” acompanha Elphaba, uma jovem incompreendida pela cor verde da pele, algo incomum até no mundo fantasioso. Ao entrar na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, ela conhece Glinda, uma jovem popular ambiciosa, acostumada a conseguir tudo que quer.
A dupla forma uma amizade improvável e profunda, mas se veem em caminhos distintos após um encontro com o Mágico de Oz. Elphaba e Glinda acabam se transformando, respectivamente, na Bruxa Má do Leste e na Bruxa Boa do Norte, personagens apresentadas na história clássica que acompanha Dorothy.
A história do livro acabou inspirando a peça da Broadway, premiada e mundialmente reconhecida. Assim como o musical tem dois atos, “Wicked” será dividido em dois filmes, ambos dirigidos por Jon M. Chu. A primeira parte tem previsão de lançamento para 26 de novembro nos cinemas dos Estados Unidos e a segunda em 2025, na mesma data.
O musical de Stephen Swartz já ganhou, inclusive, duas montagens brasileiras no teatro. A primeira versão, de 2016, tinha cenários e figurinos da montagem da Broadway, trazendo Fabi Bang e Myra Ruiz nos papéis principais. Sucesso de bilheteria, o musical ganhou outra montagem em 2023, com as atrizes reprisando os papéis de Glinda e Elphaba.