Arquidiocese de Juiz de Fora se despede do Arcebispo Emérito Dom Eurico dos Santos Veloso

O corpo do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso será sepultado após a Missa Exequial prevista para começar às 14h desta segunda-feira (2). Ele morreu no sábado (30), aos 90 anos.

Segundo a Arquidiocese, estava internado há alguns dias na Santa Casa de Misericórdia por causa de insuficiências cardíaca e renal. O quadro se agravou, ele foi transferido para a UTI, mas morreu às 23h20.

O velório foi realizado ao longo do domingo (1º) e desta segunda (2) com várias missas de corpo presente. Após a celebração desta tarde, haverá o sepultamento na cripta da Catedral Metropolitana.

“Com fé na ressurreição dos mortos, agradecidos pelos serviços sacerdotais prestados às Igrejas Particulares de Juiz de Fora e de Luz, entregamos este nosso irmão a Deus para que descanse em Paz na eternidade. RIP“, escreveu Dom Gil em comunicado oficial.

Biografia

Dom Eurico nasceu em 13 de abril de 1933, no Distrito de Sarandira, em Juiz de Fora. Foi ordenado padre em 22 de setembro de 1962. Ao longo de mais de 60 anos de serviço, atuou na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG). Foi vice-reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e também Capelão do Noviciado das Irmãs dos Santos Anjos e Capelão do Colégio da mesma congregação.

Foi Vigário Geral, Bispo Auxiliar, Administrador Arquidiocesano e Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora e Foi Bispo Coadjutor e, depois, o 3º Bispo da Diocese de Luz (MG).

Foi atuante na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no setor de Ensino Religioso e, no âmbito do Regional Leste 2, no Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. Terminou o Arcebispado em 28 de março de 2009, por motivos de idade, passando a Arcebispo Emérito.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Diocese de Luz divulgaram mensagens de pesar pelo falecimento de Dom Eurico dos Santos Veloso.