E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo de tempestade em vigor até 10h desta terça-feira (31), atingindo Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata, assim como o Campo das Vertentes.
Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A orientação é acionar Defesa Civil no 199 e Corpo de Bombeiros, no 193.
Outubro chuvoso acima da média
Juiz de Fora amanheceu nesta segunda-feira (30) ainda resolvendo os danos causados pela tempestade que atingiu a cidade no domingo (29).
Foram registradas rajadas de vento de 92,16 km/h neste domingo. O maior volume de chuva foi no Milho Branco: 52,11 mm, entre 18h e 1h nesta segunda.
Com as chuvas deste domingo, o mês de outubro registra 302,8 mm de chuva. Esse valor é 157,48% maior do que o esperado para o mês. Já é o terceiro maior volume de chuva da história, segundo dados do Inmet.
Alagamento e limpeza
Segundo a Prefeitura, desde o final da tarde de domingo, uma equipe monitora o Córrego Humaitá no Bairro Industrial. Segundo as equipes, o córrego saiu duas vezes da calha e não atingiu nenhuma casa. Nesta manhã, equipes do Demlurb realizam a limpeza, serviço também previsto para ocorrer em ruas do bairro Retiro.
Ainda durante a noite, o Demlurb atuou com raspagem e limpeza no bairro Marilândia. HOJE, o serviço está sendo feito no Linhares
. Nos dois locais, os danos na via foram fruto da movimentação de terra em obras. No Linhares, a obra é irregular e o responsável já foi autuado pelos fiscais de posturas da Sesmaur. O responsável pela obra no Marilândia também foi autuado e a obra está embargada até que sejam adotadas as medidas necessárias para contenção do carreamento de terra.
Queda de árvores
Foram recolhidas árvores nas ruas: Vieira Pena (Mundo Novo); das Margaridas (Aeroporto); das Orquídeas (Aeroporto); e José Lourenço (São Pedro). Na Rua Guaçui (São Mateus), também houve recolhimento de árvore caída, serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros.
Já a Rua Florianópolis (Nova Califórnia) permanece interditada. O serviço de recolhimento será realizado nesta manhã após intervenção da Cemig, já que há contato com a rede elétrica.
Também para a manhã de hoje, estavam previstos recolhimento de árvores nas ruas Luiz Stehling (Santa Luzia); Capitão Vanderley Nascimento (Recanto dos Lagos) e Antônio Ribeiro de Almeida (Linhares).
A Cemig informou que as equipes da companhia continuam atuando nas ocorrências de falta de energia registradas em vários pontos de Juiz de Fora em razão da forte chuva, de vento e raios. Segundo a nota, são mais de 120 profissionais atuando para restabelecer a energia dos clientes atingidos.