Após paralisação por falta de pagamento, serviço do transporte coletivo é retomado em Juiz de Fora

Feriado da Consciência Negra com dor de cabeça para o usuário do transporte coletivo em Juiz de Fora. Os ônibus não saíram da garagem nesta quarta-feira (20). A paralisação começou às 4h e foi encerrada por volta de 10h30, segundo anúncio do Sindicato e do Consórcio Via JF.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviária (Sinttro), Claudinei Janeiro, o motivo é a falta de pagamento do adiantamento salarial, que corresponde a 40% do salário dos motoristas e trocadores.

Em nota encaminhada à Itatiaia o Consórcio Via JF informou que o pagamento não foi feito por questões operacionais e que será realizado nesta quinta (21). A empresa disse que informou a situação e a alteração da data em comunicado interno aos trabalhadores.

Ainda na nota, o consórcio afirma que lamenta a interrupção do serviço e trabalha para minimizar os impactos da paralisação. (Confira abaixo a íntegra da nota)

Posicionamento da Prefeitura

Em nota nas redes sociais, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que acompanhou a situação que suspendeu a circulação dos ônibus e que esteve presente no processo de negociação que levou à superação da dificuldade que originou o problema.

A nota também comunica que foi convocada uma reunião do Comitê Gestor do Transporte Coletivo Urbano para 10h de sexta-feira (22) onde será tratada especificamente desta questão.

Ponto de ônibus vazio na região Central, perto da Catedral. Foto: Mayara Fernandes/ Itatiaia JF

Íntegra da nota do Consórcio Via JF

O Consórcio Via JF esclarece que, em virtude de questões operacionais, não foi possível realizar o pagamento do adiantamento salarial dos colaboradores na data prevista de ontem, 19 de novembro.

Entretanto, a empresa informa que o pagamento será realizado na próxima quinta-feira, 21 de novembro, conforme já comunicado a todos os colaboradores ontem, por meio de um comunicado interno.

O Consórcio Via JF reconhece a importância da regularidade dos pagamentos e lamenta a interrupção dos serviços causada pela paralisação dos rodoviários.

Reiteramos nosso compromisso com a regularização do pagamento do adiantamento e com a manutenção do bom relacionamento com nossos colaboradores, buscando sempre a melhor solução para as partes envolvidas.

Estamos trabalhando para minimizar os impactos desta paralisação e contamos com a compreensão de todos.