Após desativação, presos e servidores do Presídio de Leopoldina serão remanejados para Ubá (MG)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que estão em andamento os procedimentos para desativação do Presídio de Leopoldina, na Zona da Mata. A decisão já foi comunicada ao Poder Judiciário local e setores do sistema de Justiça.

Segundo a pasta, a medida faz parte de um planejamento de concentração e desmobilização de unidades que oferecem poucas condições por novas unidades prisionais projetadas. Os trâmites começaram após visita de representantes do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, na semana passada. 

A desativação do Presídio de Leopoldina será permanente e todos os presos desta unidade serão remanejados para o novo presídio de Ubá, que tem capacidade para 388 detentos. Servidores de Leopoldina também serão remanejados para a nova unidade. As primeiras transferências já ocorreram.

“O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) também deu início ao processo de comunicação de servidores sobre as mudanças que deverão ocorrer nas próximas semanas para a transferência de presos, remanejamento de servidores e desmobilização da unidade. Ressaltamos, ainda, que todos os trâmites estão sendo realizados com a devida cautela e organização, de modo a minimizar qualquer eventual transtorno aos servidores que hoje prestam serviço na unidade e aos familiares dos custodiados”, informou Sejusp em nota enviada à Itatiaia.