APL das Cervejarias completa um ano em JF

No último dia 26 de maio, completou um ano que as cervejarias Juiz de Fora foram reconhecidas pelo Estado com o selo de Arranjo Produtivo Local.

O Intuito do APL é o fortalecimento do setor e ordenamento da economia local.

Com esse um ano, os empresários do ramo comemoraram o feito e estão felizes com o reconhecimento.  Porém, de acordo com Saulo Oliveira, da Antuérpia, o processo de melhoria ainda é lento e precisa evoluir para o mercado ficar mais forte. Quem compartilha da mesma opinião é o empresário Hugo Siqueira, do Mr. Tugas. Segundo ele, ainda falta apoio dos órgãos públicos, mas, em contrapartida, as cervejarias estão se unindo para ajudar no crescimento.

Já para o presidente da Unicerva, União das Cervejarias da Zona da Mata, Alexandre Vaz, o mercado das cervejarias já apresentou evolução com o selo apesar de algumas dificuldades.

O assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Miranda explica o selo foi um ganho muito grande para as cervejarias e para Juiz de Fora. Mas precisa melhorar ainda a questão burocrática junto ao Estado e receber uma verba destinada ao ramo através de um convênio. Além disso, segundo Marcos, a Confederação Nacional das Indústrias vai destinar a Juiz de Fora, através da Fiemg, R$ 100 mil para qualificação do segmento.

Confira a matéria completa com Joubertt Telles