Dezenas de passageiros da companhia aérea Azul continuam aguardando o embarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta sexta-feira (19). Os voos da companhia foram afetados após uma falha no sistema da Microsoft causar um apagão cibernético em todo o mundo.
Passageiros com destino as cidades mineiras de Ipatinga, Governador Valadares e Juiz de Fora terão a possibilidade de fazer o trajeto por um ônibus oferecido pela companhia, caso não consigam ser realocados em outros voos.
Entre os voos da Azul programados para acontecer na tarde desta sexta (19), 11 foram cancelados e 14 estão atrasados. Mais cedo, a empresa orientou passageiros com voo comprado e que não realizaram o check-in a chegar mais cedo e procurar o balcão de atendimento nos aeroportos. Segundo a companhia, devido à intermitência no sistema de gestão de reservas, “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”.
Apesar dos problemas nas operações da Azul, o Aeroporto de BH não registrou impactos no sistema de operação do terminal. O Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, também não sofreu intercorrências.
Passageiros reclamam de falta de assistência
Um dos passageiros ouvidos pela Itatiaia relata ter saído de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, na manhã desta sexta, em um voo da Azul. Ele iria fazer uma conexão em Confins e seguir rumo a Curitiba, no Paraná. Porém, o voo para a capital paranaense foi cancelado.
“Me deparei com essa situação, voo cancelado para Curitiba e nesse constrangimento louco. Estou sem saber o que fazer, esperando aqui nessa fila há mais de horas, sem ter retorno de nada. Até agora nada, nem lanche. Tá difícil. Pode ser que eu vá hoje, mas me ofereceram para ir dia 22. São quatro pessoas, como eu vou dia 22? Não tem jeito”, afirma Marcos.
Maria das Dores, que iria embarcar em um voo com destino a Uberaba, no Triângulo Mineiro, também reclama da falta de assistência da companhia.
“Não vamos voar. Eles não dão informação, não estão disponibilizando hotel, nada para a gente. Eles disseram que talvez amanhã tenha um voo às 17h. E o voo [que foi cancelado] era para chegar em Uberaba às 10h25 de hoje”, lamentou.
Wender Aires, outro passageiro da Azul, mora em Goiânia e estava voltando para casa. Ele saiu de Recife, em Pernambuco, e iria fazer uma conexão em Belo Horizonte quando se deparou com o problema. “A gente não tem resposta de ninguém. Estamos na fila desde às 11h e sem resposta, ninguém dá satisfação. Estamos há quase três horas na fila, sem almoço, e sem voucher”, relata.
O que diz a Azul
Em nota, a Azul informou que a companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos nesta manhã, e reafirmou que os passageiros afetados estão recebendo o auxílio da companhia. Veja a nota na íntegra abaixo:
“A Azul informa que a intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a Companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos.
Os Clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A orientação é que os Clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. A Companhia recomenda que os Clientes priorizem os check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente, e que cheguem com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados”.
O que causou o apagão cibernético?
Uma grande falha nos sistemas de TI afetou diversos serviços nesta sexta-feira (19). Aeroportos, aplicativos de bancos, empresas de telecomunicação, hospitais, Bolsa de Valores e sistemas ferroviários foram afetados.
O que causou o problema?
O problema foi causado por uma “falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows”, segundo o CEO da CrowdStrike, uma empresa americana de cibersegurança. Não foi um incidente de segurança ou ataque cibernético.
A falha foi resolvida?
Sim, o problema foi resolvido. A Microsoft informou à agência de notícias Reuters que o problema foi solucionado, no entanto, o impacto residual da falha continua afetando alguns serviços ao redor do mundo.