Na segunda-feira (11), o líder indígena e ambientalista Ailton Krenak fará a abertura do 6º Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios/Brasil (Icomos/Brasil) em Juiz de Fora. O tema central do evento é a relação entre o patrimônio cultural e os direitos humanos.
A conferência inaugural do Doutor Honoris Causa pela UFJF e pela Universidade de Brasília (UnB), e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) será a partir das 19h, no Cine-Theatro Central.
O escritor, filósofo e poeta é fundador da Organização não governamental (ONG) Núcleo de Cultura Indígena (NCI) e participou, ainda, da criação da União das Nações Indígenas (UNI), do movimento Aliança dos Povos da Floresta e da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.
A cerimônia de abertura contará, também, com apresentações musicais do Coral da UFJF e da oficina de samba Paticumbum.
Tanto para a cerimônia de abertura quanto para a programação é necessário fazer inscrição pela internet. Os ingressos devem ser retirados no Cine-Theatro Central até 12h deste sábado (9)
Programação do 6º Simpósio Científico do Icomos/Brasil
As atividades serão realizadas até quinta-feira (14) no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH/UFJF) e no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, da Prefeitura de Juiz de Fora (CCBM/PJF).
A programação é formada por palestras e oficinas cujas temáticas variam entre questões como o respeito aos direitos e à cultura dos povos originários, escravidão transatlântica, ditaduras civil-militares, violações aos direitos humanos e conflitos socioambientais.
Outro destaque do simpósio é a mesa-redonda “A escravidão transatlântica: memória, reparação e preservação” com a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF (PPGH/UFJF), Fernanda Thomaz. A docente é chefe da Coordenação de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). A mesa será na terça (12), a partir das 18h, no Anfiteatro do ICH.
A organização do simpósio conta com apoio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e do Centro de Conservação da Memória (Cecom) da UFJF, entre outras entidades.
Toda a programação será transmitidas on-line, as informações estão no perfil oficial do Cecom-UFJF.