Dezessete bairros de Juiz de Fora estão na rota de visitas e vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE). Eles vão percorrer entre esta segunda (14) e sexta (18) residências e lotes em diversos bairros em cinco regiões, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).
Todos os servidores estarão identificados e uniformizados. Os moradores devem liberar a entrada dos profissionais para realizar o trabalho de tratamento focal contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Rota dos agentes entre 14 e 18 de outubro
- Oeste: Jardim Casablanca, Nova Germânia, São Pedro, Tupã, Martelos e Aeroporto;
- Norte: Benfica, Santa Cruz, Santa Lúcia, Bairro Industrial, Milho Branco;
- Nordeste: Grama, Vila Montanhesa;
- Leste: Bom Jardim;
- Região central: Centro, Jardim Glória;
- Sul: Santa Luzia.
Combate e denúncias
As dicas de prevenção são: sempre verifique os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim. Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva. Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal. Descarte o lixo corretamente. Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Quem tiver alguma informação sobre focos, pode enviar denúncia anônima pelo JF Contra o Aedes. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. Outras opções são o WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, o e-mail dengue@pjf.mg.gov.br, ou comparecer a um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.