O mês de dezembro é dedicado à prevenção do câncer de pele por meio da campanha Dezembro Laranja.
O objetivo é orientar sobre a importância da proteção contra o sol e os cuidados com a pele. A escolha foi feita pelo começo do verão, em 21 de dezembro, período em que a exposição solar aumenta, especialmente com as férias e viagens.
A campanha destaca a necessidade de usar protetor solar, guarda-sol, óculos e roupas com proteção UV. Também é importante alertar para a necessidade, uma vez por ano, exame dermatológico para o rastreamento de pintas e nevos suspeitos.
A dermatologista, Gabriela Borges, explica sobre a regra conhecida como ABCDE, usada para identificar sinais de alerta em pintas ou lesões na pele. “O ‘A’ é de simetria. Quando tivermos uma pinta suspeita, dividimos ao meio e para ver se os dois lados são iguais. Se houver assimetria, já é um sinal. O ‘B’ se refere às bordas. Se a pinta for perfeitamente redonda e homogênea, tudo bem, mas se as bordas forem irregulares, pode ser um sinal de alerta. O ‘C’ é a cor. Quando a pinta apresenta mais de uma cor, como uma mistura de marrom e áreas escuras, também é uma preocupação. O ‘D’ de diâmetro se refere ao tamanho. Uma pinta com mais de 5 milímetros merece atenção. E, por último, o ‘E’ de evolução. Se a pinta está crescendo, sangrando, coçando ou mudando de forma, é um sinal para procurar um especialista.”
Ouça a íntegra da participação da dermatologista no Itatiaia Entrevista.
Balanço dos mutirões em Juiz de Fora
No início do mês foram realizados dois mutirões do Dezembro Laranja em unidades de saúde em Juiz de Fora. Na campanha do HU-UFJF, foram 130 atendimentos. Foram diagnosticados 24 casos de câncer de pele não melanoma (o tipo de câncer mais comum do Brasil), 8 suspeitas de câncer de pele melanoma e 19 casos de lesões pré-malignas. Todos os casos suspeitos foram encaminhados para biópsia e tratamento cirúrgico adequado.
Já no Hospital Matenidade Therezinha de Jesus, o mutirão realizou 172 atendimentos, identificando cerca de 27% de casos suspeitos, e 10 cirurgias.