Igreja é interditada pela Prefeitura e por Bombeiros em Juiz de Fora por causa de problemas estruturais

Uma igreja evangélica que funciona na antiga sede do Mariano Hall – na Avenida Brasil, 6955, ao lado do Museu Mariano Procópio – foi interditada em função de danos estruturais, após ação conjunta da Defesa Civil, Fiscalização de Posturas e do Corpo de Bombeiros.

Em nota, a Igreja do Brasil destacou que foi surpreendida pela decisão. Segundo a instituição, não houve monitoramento do setor público apesar dos pedidos feitos pela igreja. A decisão será cumprida e, nas redes sociais, foi divulgada e as orientações para o local onde os cultos serão realizados neste fim de semana. (Leia abaixo a íntegra da nota)

Problemas estruturais

Segundo o Executivo, o local é uma área de risco hidrológico e é monitorado de forma constante pela Defesa Civil. Na vistoria de reavaliação desta semana, foi detectada evolução de erosões embaixo do muro de rip-rap (construído próximo ao córrego para atuar de forma paliativa protegendo as margens e evitando a perda de solo). Em função disso, as equipes também realizaram vistoria na edificação. 

As equipes constataram que os danos podem levar ao colapso da estrutura. Além disso, foi constatada a realização de obras irregulares. Com o acompanhamento de responsável técnico, o proprietário do imóvel deve realizar intervenções na estrutura.

Posicionamento da Igreja do Brasil

A igreja recebeu com surpresa a interdição, já que nenhum monitoramento foi feito pela equipe da Defesa Civil no local, muito menos foi apontado necessidade de interdição, mesmo a igreja solicitando a presença do órgão por diversas vezes.

A igreja fez diversos pedidos de intervenção na situação do córrego que passa ao lado do prédio e que afeta diversos moradores do Bairro Mariano Procopio, mas nada foi feito.

Entretanto, respeitando a decisão da administração municipal, os cultos serão transferidos. Os endereços podem ser conferidos no Instagram da igreja.