Em busca do bem-estar do diabético, HMTJ realiza atendimento de triagem de Retinopatia Diabética

O Hospital Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ) vai realizar mais uma campanha de combate à Retinopatia Diabética no sábado (30), em Juiz de Fora. Para participar, é necessário ser diabético e se inscrever previamente no ambulatório pelo telefone (32) 4009-2377, no horário de 8h às 11h, até sexta-feira (29).

A ação envolve as equipes do setor de Ambulatórios do Hospital e do Departamento de Endocrinologia, sob coordenação da endocrinologista Glauce Tostes, em parceria com a oftalmologista Silvana Vianello, membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).

“Retinopatia diabética é uma complicação do diabetes. Então por isso que essa campanha se destina só aos pacientes diabéticos. É uma complicação que a gente chama de microvascular. Acontece alteração dos vasos da retina e essa alteração dos vasos. Pode levar sangramento, a diminuição da qualidade da visão e até mesmo perda visual dos pacientes”, explicou Glauce Tostes.

A campanha faz parte do Novembro Azul Diabetes, promovida pela SBRV, focada no diagnóstico precoce. “O lema desse ano é o bem-estar do diabético. A intenção dessa campanha é fazer um rastreio da retinopatia diabética e encaminhar os pacientes que já estão acometidos com essa complicação para um tratamento”, afirmou a endocrinologista.

Ouça a íntegra da participação de Glauce Tostes no Itatiaia Entrevista.