Pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio) revela que 46,5% das empresas de Minas Gerais pretendem participar da Black Friday, no dia 29 de novembro, com descontos expressivos até promoções e campanhas de divulgação.
A expectativa dos empresários é positiva. A maioria (56,5%) prevê um aumento de até 40% no volume de vendas, e 20,6% esperam um crescimento ainda maior, superior a 50% em relação ao ano passado. Alguns já estão antecipando promoções e liquidações de seus produtos.
Os descontos continuam sendo a principal estratégia para atrair os consumidores. Quase metade das empresas (49,4%) oferecerá reduções de até 50% nos preços. Além disso, promoções e ações de divulgação também estão entre as ações mais comuns.
A Black Friday ganhará força tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. Quase metade das empresas (46,5%) realizará ações em suas lojas físicas, enquanto 24,9% também apostarão no comércio eletrônico.
A pesquisa da Fecomércio MG ouviu empresas de diversos segmentos do varejo em todas as regiões do estado de Minas Gerais, entre os dias 21 e 31 de outubro com o objetivo de analisar a adesão das empresas à Black Friday, identificar as principais estratégias e expectativas para o período, além de avaliar o impacto da data nas vendas no período de Natal.