Mais um golpe envolvendo resposta a questionários e entrega de brindes tem circulado na web. Dessa vez, o golpe envolve a empresa O Boticário, em uma suposta ação de Outubro Rosa.
A ação, que é endossada em diversos vídeos no TikTok, consiste em responder um questionário com perguntas básicas sobre a campanha do Outubro Rosa e, se responder tudo corretamente, a pessoa ganhará um kit completo da linha Melancia, de Cuide-se Bem, de graça.
Em nota, O Boticário informou que “não realiza ações virtuais de doação de produtos e/ou pagamentos mediante ao preenchimento de formulários, pesquisas ou quizzes”. “Ações deste gênero são fraudulentas e a empresa está tomando as providências necessárias com relação ao uso indevido de sua marca”, dizia a empresa. (Leia abaixo a íntegra da nota)
Detalhes do golpe
A linha conta com desodorante, creme hidratante, gloss, perfume, gel hidratante, gel esfoliante e máscara noturna. No site, que contém toda a identidade visual da marca, o preço está de R$ 430 por R$ 0.
O golpe é semelhante ao da Mala da Farm: a pessoa precisa pagar apenas o frete para receber os produtos, mas eles nunca chegam. Os vídeos no TikTok, no entanto, mostram diversas pessoas que teriam recebido o produto e que estão divulgando a suposta campanha.
Na hora de finalizar a “compra”, há, inclusive, uma falsa página do ReclameAqui, um dos mais famosos sites de reclamação. Lá, há várias pessoas supostamente satisfeitas com a campanha, dizendo que estão felizes com a chegada dos brindes.
Uma curiosidade é que, nos vídeos que anunciam a falsa campanha no TikTok, o nome “O Boticário” é sempre censurado. Os vídeos, postados há pelo menos quatro dias, acumulam dezenas de visualizações e curtidas.
Nota do Boticário
“O Boticário informa que não realiza ações virtuais de doação de produtos e/ou pagamentos mediante ao preenchimento de formulários, pesquisas ou quizzes. Ações deste gênero são fraudulentas e a empresa está tomando as providências necessárias com relação ao uso indevido de sua marca.
Recomendamos que os consumidores sempre verifiquem as promoções e campanhas disponíveis no site oficial da marca: www.boticario.com.br, além de não fornecerem seus dados pessoais ou realizarem transações fora dos canais oficiais da marca.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição por meio dos canais de atendimento listados abaixo:
Assistente virtual: www.boticario.com.br/atendimento-online
WhatsApp: (41) 3406 8393 (Horário de Atendimento: Seg. à Sex. 8h às 20h. Sáb. 9h às 18h)
Telefone: 0800 041 3011 (Horário de Atendimento: Seg. à Sáb. 9h às 18h)”