Jogadores do Real Madrid protestam contra Bola de Ouro e defendem Vini Jr.

Jogadores do Real Madrid saíram em defesa de Vinícius Júnior, craque do Real Madrid e da Seleção Brasileira, que foi superado por Rodri na disputa da Bola de Ouro, que premia o melhor do mundo. Nesta segunda-feira (28), o goleiro Lunin, o zagueiro Éder Militão, o meio-campista Eduardo Camavinga e o aposentado Toni Kroos foram alguns dos que protestaram nas redes sociais.

Saiba mais

“Você é o melhor e ninguém pode tirar isso de você! The Best!”, escreveu Militão em foto com Vini Jr. Já o goleiro Lunin postou foto junto do brasileiro, que aparece com uma medalha no peito escrita: “Você é o melhor”. A frase também foi dita por Toni Kroos, ídolo do Real Madrid.

Já o francês Camavinga publicou uma foto com o atacante e escreveu: “Você não precisa disso. Melhor jogador do mundo”. Já no Twitter,o francês esbravejou: “POLÍTICA DE FUTEBOL (NÃO)!!! Meu irmão você é o melhor jogador do mundo e nenhum prêmio pode dizer o contrário. Te amo meu mano (sic)”.

Vini era o principal favorito para levar o prêmio. O brasileiro, de 24 anos, finalizou a temporada 2023/2024 pelo Real Madrid com 24 gols e nove assistências em 39 jogos. A equipe merengue foi campeã da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha. Vini foi essencial nos títulos merengues do ano.

Havia expectativa que Vini Jr se tornasse o quinto brasileiro a levar a Bola de Ouro, inclusive de seu clube, o Real Madrid-ESP, que conquistou a Liga dos Campeões da Europa, em junho. Outros seis atletas do Real estavam entre os indicados, mas nenhum viajou a Paris para participar do evento.

Vini Jr. se manifesta após premiação

Vini Jr. usou as redes sociais para se pronunciar, por não ser eleito o melhor jogador do mundo pela revista francesa France Football. 

Nas redes sociais, o craque publicou. “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, publicou no X (antigo Twitter), pouco depois da confirmação do prêmio ao espanhol.

Vini Jr. e Rodri

Vinícius Júnior levantou o título da Champions League, tendo participado de gols nas oitavas de final, quartas, semi e na grande decisão, contra o Borussia Dortmund. Ele também foi campeão da La Liga e da Supercopa da Espanha. Ao todo, pelo Real Madrid, o atacante balançou as redes 24 vezes em 39 partidas.

Por outro lado, Rodri disputou 50 jogos pelo Manchester City na temporada passada, marcou nove gols e deu 13 assistências. Pelo clube inglês, foi campeão da Premier League. Além disso, o volante levantou o título da Eurocopa junto da Seleção Espanhola, quando recebeu o prêmio de melhor jogador do torneio.

Método de votação da Bola de Ouro

A primeira etapa é a criação de uma lista prévia com 30 indicados por um corpo de jornalistas e especialistas da France Football.

Essa lista é submetida a 100 convidados dos países com melhor posição no ranking da Fifa, chamados para votar em quem merece ganhar a Bola de Ouro. Cada jurado seleciona dez jogadores, em ordem decrescente, que recebem 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, de acordo com a posição escolhida.

Aquele que tiver a pontuação mais alta fica com a Bola de Ouro. Em caso de empate, o critério da France Football é levar em conta quem foi mais votado em primeiro lugar.