Botafogo atropela o Peñarol e está perto da final da Libertadores

O Botafogo esta muito perto de disputar a sua primeira final de Copa Libertadores. Diante de mais de 40 mil torcedores no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Glorioso venceu o Peñarol por 5 a 0, nesta quarta (23), na partida de ida da semifinal.

Após um primeiro tempo sem gols, o talento fez a diferença. Em 15 minutos, Savarino, duas vezes, e Alexander Barboza marcaram. Aos 29, Luiz Henrique marcou um golaço e Igor Jesus, aos 34, fechou a goleada.

O resultado dá uma ampla vantagem ao time de Artur Jorge. O Peñarol terá que vencer por cinco gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.

A partida de volta será na próxima quarta (30), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, às 21h30 (de Brasília). Na outra semifinal, o Atlético está em vantagem e visita o River Plate no dia 29.

Antes de ir ao Uruguai, o time de Artur Jorge defenderá a liderança do Campeonato Brasileiro. No sábado (26), o Glorioso enfrentará o Bragantino fora de casa. 

Peñarol amarra o jogo

Como era de se esperar, o time de Diego Aguirre entrou em campo a fim de valorizar cada paralisação. Foi assim desde o apito final, seja nos tiro de meta com Aguerre, seja nas faltas sofridas.

Além de amarrar o jogo, o Peñarol ainda mostrou qualidade quando pôs a bola no chão. Aos 25, em tabelinha com Silvera, Pérez criou a primeira chance do jogo, mas John fez boa defesa.

Só vai na individualidade

O Botafogo teve o controle da posse, mas só foi ameaçar a meta rival a partir dos 30 minutos. Diante de um linha defensiva de seis homens do Peñarol, a solução foi o talento individual.

Em duas raras vezes que teve espaço, Luiz Henrique tirou os marcadores para dançar duas vezes, mas finalizou por cima na primeira e parou em Aguerre na segunda, aos 44 e 45 minutos.

Abriu a porteira

Artur Jorge e Diego Aguirre não mexeram nas equipes para a etapa final, mas o cenário mudou por completo. Aos cinco minutos, Luiz Henrique abriu mão do drible e, com um passe, decidiu.

A enfiada foi perfeita para Savarino, que tocou com a maior categoria para tirar de Aguerre e abrir o placar no Nilton Santos: 1 a 0!

Aos 10, foi a vez de Alexander Barboza ampliar. Após escanteio de Savarino, Igor Jesus escorou e o zagueiro, dentro da pequena área, fez o estádio tremer: 2 a 0!

Mais cinco minutos se passaram e, diante de um Peñarol sem reação, o talento do Botafogo novamente apareceu. Luiz Henrique lançou Vitinho, que achou Savarino dentro da área: 3 a 0!

Golaço de Luiz Henrique

A partir daí, o Nilton Santos entrou em êxtase e tudo deu certo para o Botafogo. O passe de Almada foi desviada por Igor Jesus e Luiz Henrique, em toque genial, encobriu Aguerre: 4 a 0!

Igor Jesus fecha a goleada!

Com o Peñarol entregue, o Botafogo mostrou ambição. Aos 34, Igor Jesus partiu em contra-ataque e, após defesa parcial de Aguerre, completou para o gol de cabeça: 5 a 0 para entrar para a história.

Botafogo 5 x 0 Peñarol

Botafogo

John; Vitinho (Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas, Savarino e Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares) e Igor Jesus (Romero) – Técnico: Artur Jorge.

Peñarol

Aguerre; Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Olivera; Darias (Mayada), Damián García (Gastón Ramírez), Rodrigo Pérez e Leo Fernández; Maximiliano Silvera (Sequeira) e Jaime Báez (Lucas Hernández) – Técnico: Diego Aguirre.

Gols: Savarino (6’/2/ºT e 15’/2ºT), Alexander Barboza (2ºT), Luiz Henrique (29’/2ºT) e Igor Jesus (34’/2ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: Luiz Henrique, Igor Jesus, (BOT); Rodrigo Pérez (PEN)
Cartão vermelho: Não houve.

Renda e público: R$ 4.378.907,50 / 39.393 pagantes / 42.982 presentes

Motivo: Jogo de ida da semifinal da Libertadores
Data e hora: 23 de outubro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Richard Ortiz (COL)
Árbitro de vídeo: Yadir Acuña (COL)