Escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de melhor longa internacional, o filme ‘Ainda estou aqui’, de Walter Salles, teve première de gala no Rio de Janeiro, em sessão dupla no centro do Rio, na noite desta segunda-feira (21). A primeira exibição em terras cariocas contou com a presença do diretor e de boa parte do estrelado elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello e Valentina Herszage, dentre outros.
Leia mais
- O filme “Ainda Estou Aqui“é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025
- Fernanda Torres pode estar no Oscar 2025 com o filme ‘Ainda Estou Aqui’
Em meio ao Odeon lotado, o público cantou “Parabéns” para Fernanda Montenegro, que completou 95 anos no último dia 16 de outubro.
Emoção
“Uma noite maravilhosa. É um presente de aniversário inesperado. Posso agradecer, devo agradecer. Não tenho palavras. É só sentir. Um filme, uma história, uma família como esta. Por mais que queira falar, não dou conta da minha emoção”, disse Fernanda.
A atriz foi aplaudida de pé e se emocionou ao lado da filha e dos colegas de elenco. Ela celebrou a nova parceria com Salles, com quem trabalhou em “Central do Brasil”, há 25 anos.
“Walter, você faz parte da nossa vida mais arriscada na realização de sonhos no cinema brasileiro”, disse a atriz, que concorreu ao Oscar por seu papel em “Central do Brasil”, ao O Globo.
O diretor Walter Salles foi quem começou a homenagem a Montenegro:
“O filme é sobre uma família, feita por uma família do cinema. A Nanda (Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro) estava comigo nesse palco há pouco tempo em “Terra estrangeira”. O Selton veio se tornar um coautor dessa família. Mas nada teria acontecido sem Fernanda Montenegro. Esse filme estreou (na Mostra de SP) pouco depois do aniversário de 95 anos dela. Que simbólico” disse o diretor.
Montenegro assistiu ao filme pela primeira vez. Já o restante do elenco já vem acompanhando o título em sua jornada de divulgação, que incluiu ainda exibições nos festivais de Veneza, onde ganhou o prêmio de melhor roteiro, Toronto, Londres e Nova York. Além do Oscar de melhor filme internacional, a produção vem sendo cotada para figurar em outras categorias da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, como melhor filme, melhor atriz (para Torres) e melhor direção.