Especialista comenta sobre a importância de vacinar crianças contra a gripe

Termina nesta sexta-feira, dia 22, a Campanha de Vacinação contra a Gripe.

O prazo foi prorrogado, segundo o Ministério da Saúde, devido ao reflexo dos baixos índices de adesão do grupo prioritário, principalmente crianças.

De acordo com o último levantamento, este grupo teve adesão de apenas 61% em todo país. Em Juiz de Fora, este grupo também representa o menor índice, com 56,29%.

O grupo prioritário é alvo da campanha porque é mais suscetível a contrair o vírus Influenza. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca 600 mil pessoas morrem por ano devido a gripe gerada pelo Influenza. O médico pediatra, Antônio Aguiar alerta que nessa época do ano a disseminação desse vírus é maior. Ele explica que o vírus tem uma sobrevivência maior e aumentam as chances de contrair a doença pelo público-alvo, como as crianças. “O vírus pode evoluir para a síndrome gripal, em que há febre e dificuldade respiratória, e pode levar a morte”, alerta.

A vacina é disponibilizada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, mães com bebês de até 45 dias, gestantes, trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos e professores das redes pública e privada.

As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de Saúde; no PAM Marechal, e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso.