Acompanhe a cobertura eleitoral do 1º turno em Juiz de Fora, o quarto maior colégio eleitoral de Minas Gerais, com 390.203 mil habilitadas a votar neste domingo (6).
21h44: Confira os 23 vereadores eleitos em Juiz de Fora
Foram definidos os 23 integrantes da legislatura que começa em 2025. O mais votado foi Vitinho (PSB), que recebeu 14.879 votos. Ele é um dos seis novos nomes na Legislatura, junto com Roberta Lopes (PL), Negro Bússola (PV), Letícia Delgado (PT), Fiote (PDT) e Dr. Marcelo Condé (Avante). Retornaram André Mariano (PL) e João do Joaninho (PSB).
20h56: “Nosso trabalho subiu o sarrafo, agora vamos ter que pular mais”: diz Margarida Salomão, prefeita reeleita em Juiz de Fora
“O nosso trabalho subiu o sarrafo entao agora nós vamos ter que pular mais”. Este foi um trecho da análise de Margarida Salomão (PT), após ser reeleita prefeita de Juiz de Fora em primeiro turno nas eleições 2024.
- Ouça no nosso site: “Nosso trabalho subiu o sarrafo, agora vamos ter que pular mais”: diz Margarida Salomão, prefeita reeleita em Juiz de Fora
19h32: Margarida Salomão reeleita Prefeita em Juiz de Fora
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de publicar que a eleição está matematicamente definida em Juiz de Fora. Com 95,68% das seções totalizadas, pela primeira vez, não haverá segundo turno no município: Margarida Salomão foi reeleita Prefeita.
Ainda faltam menos de 5% das urnas para serem contabilizadas. Em segundo lugar, está Charlles Evangelista (PL). Depois, estão Ione Barbosa (Avante), Júlio Delgado (MDB), Isauro Calais (Republicanos) e Victoria Mello (PSTU).
18h40: Primeiro Prefeito eleito em MG é da Zona da Mata
Maripá de Minas, na Zona da Mata, foi a primeira a ter o resultado divulgado das eleições municipais de 2024. O resultado saiu em menos de 50 minutos.
O candidato Vagner (Republicanos) era o único candidato da cidade de 3.387 habitantes. Ele teve 1.962 votos válidos. Na cidade, 532 eleitores votaram nulo e 202 em branco.
18h36: Harmonia foi a marca do 1º turno, diz Juiz Eleitoral
O primeiro turno das eleições para Prefeito e Vereadores em Juiz de Fora ocorreu em harmonia, dentro da expectativa, Esta foi a análise do Juiz Eleitoral Paulo Tristão em entrevista à Rádio Itatiaia.
17h50: Urnas e mídias já são entregues à Justiça Eleitoral em Juiz de Fora
Os primeiros presidentes de seções eleitorais já estão entregando as urnas e mídias nos pontos orientados pela Justiça Eleitoral no município. Lembrando que funcionaram 1.257 seções em 192 lugares, aguardando por 309.203 eleitores.
17h23: Ocorrências policiais na Região da 13ª Região da Polícia Militar
A assessoria da 13ª RPM, que engloba Campo das Vertentes e alguns municípios da Região Central divulgou ocorrências registradas neste domingo (6). Segundo a PM, alguns registros ainda estão em andamento.
Em Barbacena, foi registrado um caso de propaganda eleitoral irregular. Um coordenador de seção relatou à PM que um carro com adesivo de um candidato a vereador foi estacionado em frente ao local de votação. O proprietário não foi localizado. A Juíza Eleitoral determinou que o veículo fosse removido. E ele foi encaminhado para o pátio credenciado.
Em Ibertioga, houve o registro de uma denúncia de um candidato a vereador, que não teve o nome informado, realizando transporte irregular de passageiros neste domingo. O veículo e o denunciado não foram localizados pela PM.
Em Congonhas, um eleitor de 29 anos foi preso ao ser flagrado utilizando o celular para fotografar o voto e a urna eletrônica. Ele foi contido pela presidente da seção até a chegada da PM. O caso foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil.
17h: Terminam as eleições 2024 em Juiz de Fora
As seções eleitorais foram fechadas às 17h em Juiz de Fora e em todo Brasil. Agora começa o processo de apuração dos votos para os cargos de Prefeito e de Vereadores. As urnas e as mídias serão trazidas para o Cartório Eleitoral, na Rua Santo Antônio, onde será realizada a contagem dos votos.
15h45: Perfil dos eleitores de Juiz de Fora
A maioria é formada pelas mulheres – 212.145, o que corresponde a 54%. Os homens são 46% – 178.051. Ainda conforme os dados oficiais em 2024 estão cadastrados 197 eleitores e eleitoras com nome social; 177 eleitores transgêneros; 20 indígenas, sete quilombolas.
E neste pleito, um número recorde de eleitores com deficiências vão às urnas, são 3.149 em 301 seções com acessibilidade em Juiz de Fora. Segundo o TSE, em 2012 eram 218; subiu para 535 em 2016 e chegou a 1.946 em 2020.
14h57: Mais uma urna é trocada em Juiz de Fora
O cartório eleitoral em Juiz de Fora atualizou o número de urnas trocadas no município. Agora são 10, com a substituição do equipamento na seção 456 no Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.
Antes houve trocas em seções instaladas no Senac; na Igreja Divino Espírito Santo; Escolas Paulo Japiassu Coelho, Álvaro Lins e Antonino Lessa; no Colégio de Aplicação João XXIII, na Aldeia SOS e no Centro de Convivência Santa Luzia.
14h07: Prédio histórico do Grupo Central volta a receber seções eleitorais
As eleições 2024 são as primeiras após a conclusão das obras da Escola Estadual Delfim Moreira – Grupo Central. Após anos fechado e funcionando em uma sede provisória, foi reaberto em 2023. Segundo TRE-MG, o prédio que é tombado pelo patrimônio histórico possui há 17 seções aguardando 1.594 eleitores.
13h36: Maiores e menores locais de votação em Juiz de Fora
Os mais de 390 mil eleitores são esperados até 17h em 1.257 seções ativas em 192 endereços, que incluem escolas públicas e particulares, universidades particulares, igrejas, capelas, associações, shoppings centers, creches, associações, institutos, centros comunitários, clubes.
Maiores locais de votação
- Colégio dos Jesuítas – 8.130 eleitores em 25 seções
- Escola Municipal Presidente Tancredo Neves – 7.635 eleitores em 20 seções
- Escola Estadual Fernando Lobo – 5.749 eleitores em 18 seções
- Universidade Salgado de Oliveira (Universo) – 4.847 eleitores em 16 seções
- Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes – 4.797 eleitores em 14 seções
Menores locais de votação em Juiz de Fora
- Centro Comunitário Carlos Chagas – 60 eleitores em 1 seção
- Capela Nossa Senhora da Paz – 119 eleitores em 1 seção
- Colégio Adventista – 131 eleitores em 1 seção
- Associação Assistencial Criança Feliz – 132 eleitores em 1 seção
- Capela São Francisco de Assis – 151 eleitores em 1 seção
13h05: Juiz Eleitoral fala à Itatiaia sobre o 1º turno
Em entrevista à Itatiaia o Juiz Eleitoral, Dr. Paulo Tristão, destacou as principais informações e analisou a votação em andamento em Juiz de Fora.
12h: Candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora votam em Juiz de Fora
Dos seis candidatos a prefeitura de Juiz de Fora, cinco já votaram neste domingo (6). O primeiro foi o candidato Charlles Evangelista (PL), às 9h. Logo em seguida, às 9h30, foi a candidata Ione Barbosa (Avante). Às 10h, votaram a candidata à reeleição Margarida Salomão (PT) e o candidato Isauro Calais (Republicanos). Às 11h, foi a vez da candidata Victoria Mello (PSTU). O último a votar será o candidato Julio Delgado (MDB), previsto às 12h30.
Durante este domingo eleitoral também foi registrada uma ocorrência policial, onde um eleitor foi flagrado fazendo registro fotográfico do voto, no Clube dos Bancários, Avenida Eugênio do Nascimento, Bairro Aeroporto. Até o momento, seis seções eleitorais tiveram trocas de urnas.
11h: Falta de acessibilidade nas seções eleitorais
Os eleitores já estão se deslocando para as seções para exercer seu voto nas eleições municipais neste domingo (6). Em algumas instituições, eleitores passam por dificuldades para acessar os locais de votação. Nossa reportagem conversou com alguns eleitores que relataram as dificuldades e a falta de acessibilidade.
10h40: Trocas de urnas em seções eleitorais em Juiz de Fora
Nesta manhã de domingo (6), dia de eleições municipais, foi realizada a troca de algumas urnas eleitorais. Esse procedimento é feito devido a possíveis falhas técnicas, operacionais ou danos nos aparelhos eletrônicos. As trocas foram feitas nas seguintes seções:
- 246 – SENAC
- 300 – Igreja Divino Espírito Santo
- 331 – Escola Paulo Japiassu
- 357 – Escola Álvaro Lins
- 422 – Aldeia SOS
- 423 – João XXIII
- 126 – Escola Antonino Lessa
- 227 – Centro de convivência Santa Luzia
10h: Saiba porque a boca de urna é proibida
Neste domingo (6), os eleitores se deslocam para votar nas eleições municipais. Dessa forma, os cidadãos devem tomar alguns cuidados. A propaganda de boca de urna consiste na atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral. Essa ação é um crime eleitoral. Saiba mais
Durante as eleições municipais, de acordo com o TRE-MG, houve dois chamados por possível crime de boca de urna na Escola Jorge Knopp, bairro Progresso e na Escola José Zacarias dos Santos, no bairro São Bernardo.
9h: Saiba como justificar voto
Os eleitores que não estiverem fora da sua cidade durante o dia eleitoral e não puder votar neste domingo (6), deve procurar justificar sua ausência. Há algumas possibilidades para serem feitas no dia da eleição: pela internet, por meio do E-Título e presencialmente na seção eleitoral mais próxima.
8h: Começam eleições municipais 2024
Começou neste domingo (6) as eleições municipais 2024 em Juiz de Fora para a escolha de Prefeito e Vereadores. Os eleitores começam a se deslocar para as seções eleitorais a fim de escolherem os representantes que irão administrar a cidade a partir de 1º de Janeiro de 2025.
Leia também
- Itatiaia promove debate dos candidatos(as) à prefeitura de Juiz de Fora
- Itatiaia entrevista Ione Barbosa, candidata à Prefeitura de Juiz de Fora
- Itatiaia entrevista Júlio Delgado, candidato à Prefeitura de Juiz de Fora
- Itatiaia entrevista Charlles Evangelista, candidato à Prefeitura de Juiz de Fora
- Itatiaia entrevista Margarida Salomão, candidata à Prefeitura de Juiz de Fora
- Itatiaia entrevista Isauro Calais, candidato à Prefeitura de Juiz de Fora
- Itatiaia entrevista Victoria Mello, candidata à Prefeitura de Juiz de Fora